sábado, 14 de agosto de 2010

UnhiCulto 1/4

Arte da britânica Sam Biddle

Você pode dizer que já existe uma tendência estabelecida quando há uma grande comunidade que se conhece, com seus líderes de opinião e usuários avançados. Mas é difícil diferir uma tendência de um hábito que já está enraizado na cultura há muito tempo. Em muitos lugares do mundo a população bebe destilados. Isso é uma tendência? Não, é só um hábito cultural. As fêmeas da espécie humana embelezam-se para atrair os machos. Isso também não é uma tendência, assim como adornar as unhas não é uma tendência, é um hábito que acompanha a humanidade há muito tempo, como veremos.

O que há de novo é a maneira como a população feminina urbana trata o que existe na ponta dos dedos. A evolução dos esmaltes criou um culto em torno do hábito de espalhar sobre as unhas um pouco de laca misturada com pigmentos. Novas cores são lançadas constantemente, com tratamentos que dão acabamentos diferenciados às unhas. A diferenciação criada só faz com que outras consumidoras queiram se diferenciar mais ainda, levando a um processo insano de criação de produtos cada vez mais exóticos, colocando as unhas não em posição acessória, mas no centro do palco das vaidades.

Toda essa atenção à ponta dos dedos acabou por impulsionar a indústria de esmaltes e fez surgir ao seu redor um novo segmento: a indústria do adorno de unhas. Unhas postiças com seus personagens favoritos fazem a cabeça das japonesas; acabamentos diferenciados usando eletromagnetismo e outros imitando a superfície de bolhas de sabão exibem a personalidade excêntrica de qualquer uma; estrelas pop abusam do glamour e tornam as pontas de seus dedos jóias espetaculares – e onde está o luxo, estão também as grifes famosas.

Vamos dar um passeio pela história das unhas, saber de todo o misticismo que sempre as cercou. Vamos ver como os fabricantes de esmaltes estão levando ao extremo sua criatividade na criação de produtos. Também conheceremos um pouco sobre como profissionais estão ganhando com essa onda e como você pode ganhar também. E bem no final tem um desafio para você, que gosta de acabar com a monotonia das coisas.

1.      Além do arco-íris.

Não, na verdade o arco-íris não tem só sete cores. Ele contém todas as cores normalmente visíveis ao olho humano. E parece que os fabricantes de esmaltes têm isso sempre em mente – para agradar suas consumidoras, criam cores e acabamentos além do que qualquer pessoa possa imaginar. Somente a marca Risqué tem em seu catálogo 137 cores diferentes.

Tamanha oferta tem demanda à altura: conta-se em centenas o número de bons blogs sobre cuidados com as unhas e esmaltes na web. Uma rápida procura no Google por “manicure blogs” resulta em 3.600.000 resultados. No Brasil, destacam-se blogs como:


9ml 









Com comunidades empolgadas, já aconteceram encontros entre as autoras e as leitoras dos blogs. Em julho passado, os blogs 9ml, Esmaltes da Ana, Loucas por Esmalte e Mão Feita organizaram o evento Aliança do Esmalte, que contou com 100 participantes no salão Bardot, em São Paulo. No início do ano, o soteropolitano Só Nu Gramur organizou uma excursão pelo centro de Salvador à procura de esmaltes interessantes.

O sucesso do esmalte tem uma razão simples: os seres humanos têm a necessidade intrínseca de serem aceitos por alguma comunidade de indivíduos, seja grande ou pequena, e nada melhor do que a beleza para quebrar qualquer barreira social. Não vamos ficar aqui falando sobre como a beleza ajuda seus possuidores a conseguirem salários melhores ou facilidades; o que importa para nós é saber que por cerca de R$100 – o preço de apenas um par de sapatos baratos – uma mulher pode levar para casa vários esmaltes de cores diferentes, combinando-os em produções que as deixam mais bonitas e sensuais, reforçando sua auto-estima e melhorando assim outras esferas da sua vida

Mas por trás de algo que muitos homens podem achar simplesmente supérfluo, esconde-se algo maior. Talvez algo inerente à natureza humana. Percebemos isso no depoimento de Silvia Viana, do blog Unha & Carne, ao jornal A Tarde, quando diz que a cor do esmalte “depende da roupa que vou usar ou do estado de espírito”.

Então a cor ou tipo de esmalte que uma mulher usa pode ter a ver com seu estado emocional? Um tipo de expressão semelhante à roupa ou à bolsa usadas, algo que comunica sobre a personalidade de modo subliminar? Não, não se pode tratar um assunto que tem a ver com a imagem, a personalidade e a auto-estima de inúmeras mulheres de forma rasa. Por trás de todos esses artifícios coloríficos existe um conceito maior e atemporal: o adorno das unhas e sua importância social.

Segunda-feira, 16/08: A Antropologia da unha  

4 comentários:

  1. Desde meus dez anos, ou menos, eu pinto minhas unhas e, antigamente, na falta de algum vidrinho que me agradasse eu criava minhas próprias cores a partir de misturas. Era o máximo. Agora eu nem preciso me dar ao trabalho, novas cores sempre aparecem nas prateleiras. Muita gente está levando o assunto a sério, sempre encontramos edições especiais nas lojas e até estilistas assinam coleções de esmaltes. Mas eu acho que tenho uma cor favorita, ou melhor, uma tonalidade. Eu amo os vermelhos e você não tem noção de como eu me sinto bem com as unhas avermelhadas.

    Ultimamente muito tem se falado dessa febre de esmaltes e dessa produção frenética de novas cores e texturas para as unhas, mas devo confessar que é no mínimo interessante saber como você vai abordar o tema. ;)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nunca lhe vi de unhas vermelhas, mas julgando pela sua empolgação, deve ser uma festa! Qualquer dia vc podia mostrar pra gente como você fica com esmalte vermelho.

    ResponderExcluir
  3. Nem lembro de quando comecei a pintar as unhas, sei que foi ainda criança. Na época o Avon tinha lançado um esmalte azul e outro amarelo (clarinhos e cintilantes, bem diferentes da explosão de cores que temos agora) e me apaixonei. Passei a adolescencia toda pintando-as de preto (já que eu era má hahaha) e até hoje são o que mais gosto de cuidar em mim. =)

    ResponderExcluir
  4. As duas pintam as unhas desde criança. Por isso que foi difícil pra mim falar sobre quem compra esmaltes, porque praticamente toda mulher, de qualquer idade, usa esmalte.

    E sim, pra muitas mulheres o mais bacana é cuidar das unhas. E dou meu pitaco: acho que as mulheres adoram pintar as unhas porque é um modo de ficar bonita rápidamente. Você vê o resultado na hora.

    ResponderExcluir