quarta-feira, 18 de agosto de 2010

UnhiCulto 3/4

3 - O Glamour Na Ponta de Seus Dedos

Quando uma mulher de negócios pinta as unhas com um esmalte cor renda, branco e transparente perolizado, ela passa a seus colegas de trabalho a imagem de uma mulher elegante e competente. O que mais ela pode querer para suas unhas? Quando uma geek pinta as unhas com o esmalte Pop4You Cigarrette, ela quer mostrar sua irreverência e sua personalidade excêntrica, para ser reconhecida pelo que é: uma geek. O que mais ela pode querer para suas unhas? Muitas mulheres gostariam de ter mais que isso. Bem mais que isso.

Quando existe uma comunidade muito grande e proativa de usuários ou consumidores de um produto ou serviço, uma coisa curiosa acontece: ele começa a ser usado de forma diferente do que seus idealizadores haviam previsto. Muitas vezes essas modificações têm a ver com os hobbies e com o meio em que o usuário ou consumidor está inserido. Fãs do Nintendo Wii e de eletrônica podem adaptar o uso de seu controle sem fio para controlar um cortador de grama. Engenheiros podem usar um osciloscópio para jogar Tetris.

Portanto, quando o fanatismo pela beleza com as unhas e outros gostos e valores se cruzam, tudo pode acontecer. Uma artista plástica pode fazer pequenas pinturas nas unhas. Uma engenheira química pode, digamos, simular a superfície de uma reação em um esmalte. Ou ainda uma designer pode criar para as unhas um adorno tridimensional.

Vamos ver algumas abordagens para quem quer inovar na beleza das unhas.

3.1 - Unhas como espaço para arte.

A nail art (termo em inglês para “arte nas unhas”, em uma tradução aproximada) está no vocabulário das cultuadoras das unhas há tempos. Nas cidades onde a cultura urbana é forte, como Londres e Tókio, as artistas que trabalham com unhas são cada vez mais requisitadas.

Em Londres, o salão Wah Nails faz muito sucesso há menos de um ano. O salão/estúdio foi criado com o objetivo de oferecer a suas clientes a maior variedade possível de modelos.


Em Tokyo, a Tokyo Nail Expo mostra o que há de mais inovador em termos de nail art, atraindo 50 000 pessoas em sua última edição.
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O blog The Daily Nail chama a atenção. Melissa Osburn decidiu fazer 365 pinturas nail art diferentes em 365 dias. Muitas delas são inspiradas em símbolos da cultura pop, e o blog conseguiu chamar bastante atenção da mídia e das fanáticas por esmaltes.






E o MyNailsArt  é praticamente um portal sobre nail art, com notícias de novos lançamentos e indicando tendências para quem gosta do assunto.





Mas é a inglesa Sam Biddle quem está levando a arte nas unhas a ser admirada fora do círculo das fanáticas por esmaltes. Sam foi vencedora de vários concursos de nail art e agora também é juíza. Seu trabalho já foi exibido pelas redes de televisão BBC e ITV, e na imprensa britânica. Os trabalhos que exibe nas exposições geralmente são artísticos demais para o uso no dia a dia, mas Biddle fundou a companhia Be Inspired, que vende DVDs e realiza workshops para pessoas interessadas em realizar trabalhos artísticos para ganhar dinheiro. Vários posts de seu blog tem como tema “aumente seus ganhos”.


No Brasil, assim como em outras partes do mundo, parte das mulheres é avessa a esses adornos. Mas as consumidoras deste tipo de arte são cativas e costumam variar muito os desenhos nas unhas.

3.2 - Unhas Como Jóias

Não se deixe enganar. Quando uma celebridade causa furor na mídia lançando uma “tendência incrível”, é porque aquilo já foi gestado durante algum tempo em alguma tribo da sociedade. Lembre-se que da mesma forma que os objetos demoram a chegar ao fundo das fontes profundas, muitas vezes as idéias demoram a subir as montanhas mais altas. Então não fique pensando que a cantora Kate Perry lançou a moda das unhas cravejadas de cristais – ou seu conceito maior, as unhas como jóias.
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O efeito foi obtido pintando a unha com uma cor metálica, semelhante à superfície de objetos de alumínio, e em seguida colando-se pequenos cristais. A técnica foi explicada em vários blogs de manicure pela internet.
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A designer Jules Kim criou anéis dourados em forma de serpente para as unhas. Se as unhas forem pintadas em cor similar, o conjunto parece uma peça única, já que as serpentes enroscam nos dedos.
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3.3 - Unhas Fora da Caixa

Como dito antes, quando o fanatismo pelas unhas encontra outros tipos de gostos e valores, coisas muito interessantes podem surgir.

A Chanel criou em 2007 seu  Holographic Silver, esmalte que continha partículas que mudavam de cor conforme a exposição à luz, simulando efeito semelhante à superfície de uma bolha de sabão.
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Também em 2007, a Lancome lançou seu esmalte Le Magnetique, que contém partículas com campo eletromagnético ativo. Uma camada de esmalte simplesmente pinta a unha na cor vinho-escuro. Mas aproximando a unha do imã na base do vidrinho ocorre uma interação entre as partículas, formando desenhos, de acordo com o modo que a unha passa pelo imã.
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Este tipo de inovação tem duas facetas. A primeira é que este tipo de ornamentação tem uso limitado: se as estrelas pop usam-nas em várias ocasiões públicas, as consumidoras comuns costumam usá-las mais freqüentemente em festas e baladas, onde brilhar mais que “as outras” é mais aceitável. A segunda é que se por um lado as vendas são pequenas, por outro gera um efeito de branding enorme. Somada com outras ações, a noção pública de que a empresa inova distinguindo suas consumidoras fiéis do “resto” pode ser usada para criar um culto em torno da marca.

Mas quais são as oportunidades de negócios? Como usar essas informações para geração de novos produtos que deixem a concorrência comendo poeira? O que sua empresa irá criar e os meios que usará para promover-se são imprevisíveis, mas a análise do presente pode esclarecer bastante sobre o futuro.

Sexta-feira, 20/08,  Oportunidades

Um comentário:

  1. Rapaz, acho essas unhas artísticas muito feias. Não uso nem florzinha. =P

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